Apresentação

A Agropecuária Ipê iniciou a criação de bovinos da raça Limousin em 1993 com a importação de 08 animais P.O. da França, que deu origem à base genética do seu plantel.

Utilizando-se de tecnologia de ponta em reprodução animal, como inseminação artificial (IA), transferência de embriões (TE) e fertilização in vitro (FIV), ampliou o seu rebanho e o selecionou criteriosamente, detendo atualmente um dos plantéis mais valorosos da raça no Brasil. Para desenvolver este trabalho, a Agropecuária Ipê conta com uma equipe técnica altamente qualificada em genética animal e a colaboração permanente da Faculdade Integrado de Veterinária de Campo Mourão.

O rebanho da raça Limousin da Agropecuária Ipê localiza-se na fazenda Três Corações, município Mandaguaçú, Paraná. Desde julho de 2003 a propriedade está cadastrada no SISBOV (Sistema de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos) e desde março 2007 conta com o ERAS (Estabelecimento Rural Aprovado no SISBOV).

Todos os animais P.O. na propriedade são identificados com os botons do SISBOV para garantir sua identificação individual. Além disso, a Agropecuária Ipê desenvolveu um sistema informatizado próprio para controlar todos os manejos do rebanho bovino, garantindo a segurança total no processo de rastreabilidade.