Infra-estrutura

Maquinário e Tecnologia

Visando sempre a melhor qualidade de seu produto, a Agropecuária Ipê dispõe de pessoas e equipamentos diferenciados para realizar as atividades de plantio, pulverização e colheita de suas lavouras. O plantio é realizado por semeadoras computadorizadas, que possibilita semear a quantidade exata de sementes indicada para cada cultivar, visando o melhor stand para o desenvolvimento da planta. O monitoramento de doenças e pragas é realizado por uma equipe de campo treinada e supervisionada por um engenheiro agrônomo, buscando garantir o melhor ambiente possível para o desenvolvimento da planta. Os defensivos agrícolas são aplicados por pulverizadores autopropelidos de alto rendimento. As suas aplicações são rastreadas por GPS e os dados analisados para obter os melhores resultados de aplicação. A colheita é crítica para a qualidade da semente, pois é nesta fase que a semente sofre uma grande quantidade de danos mecânicos (latentes e/ou imediatos). Para minimizá-los, a Agropecuária Ipê adquiriu um número significativo de colhedoras axiais, que minimizam esse tipo danos, fundamental para a qualidade de seu produto.


Unidades de beneficiamento

As Sementes Mourão são processadas em três unidades de beneficiamento de sementes (UBS) próprias da Agropecuária Ipê, com capacidade de beneficiamento e armazenagem de até 340 mil toneladas de grãos. As instalações foram construídas especialmente para acondicionar as sementes e preservar o seu poder de germinação. A principal UBS também é equipada com secadores próprios para sementes e conta com equipamentos de refrigeração para a melhor preservação do poder de germinação.




Laboratório

O laboratório próprio da Agropecuária Ipê permite à Sementes Mourão manter um monitoramento constante do poder de germinação e vigor de todos os lotes de sementes produzidos, garantindo a alta qualidade da semente comercializada. Os testes de laboratório iniciam-se na fase de pré-colheita e se estendem ao período pós-venda, adotando-se as técnicas de análise mais avançadas.