Pecuária
Em 2004 iniciou o processo de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), que consiste basicamente em dois tipos de rotações de cultura:
a) a intercalação anual de produção de soja e milho no verão com a cobertura de aveia ou aveia com Azevem no inverno, que serve de pastagem para os bovinos de maio a setembro.
Essa pastagem de inverno permite o descanso, e consequentemente uma maior preservação e manutenção de cobertura das pastagens perenes;
b) rotação de áreas de cultivo de soja e milho com o plantio de braquiária como pastagem para os bovinos, por um período de até um ano e meio.
O foco da pecuária na IPÊ está na recria e engorda de bovinos, produzindo carne de qualidade, novilho precoce. A maior parte dos animais colocados no mercado são de cruzamento industrial (nelore com raças taurinas) e são abatidos com idade de até 24 meses. A IPÊ tem cria própria, mas aproximadamente 65% dos bezerros são comprados junto a fornecedores da região.
Nos últimos anos os avanços técnicos na pecuária foram enormes, em termos de genética, sanidade e nutrição, o que fez com que a IPÊ buscasse aplicar na sua pecuária o mesmo padrão de qualidade que já havia conquistado na agricultura. Isso exige um bom manejo de pastagens e produção de comida, apoiados pela agricultura, cuidados com a sanidade, a nutrição e o bem-estar animal e um monitoramento constante da eficiência com que se dá a conversão de proteína vegetal em proteína animal.
Os bovinos da IPÊ são 100% rastreados, com credenciamento no SISBOV, com permissão para exportação para os Estados Unidos e Europa (Lista Traces). O monitoramento das principais atividades da pecuária é gerido através de um software (Vipbov), fundamental para o constante aprimoramento de todas os processos que envolvem a pecuária.
Desde os anos 80 a empresa trabalha com melhoramento genético da raça Limousin, que se destaca por originar animais dóceis, rústicos e precoces, com muito boa adaptação principalmente na região sul, e apropriada para o cruzamento industrial. Além de sêmen, a IPÊ também vende touros Limousin P.O. (puro de origem).
Com o objetivo de aprimorar geneticamente as matrizes de cria da raça Nelore, base para a produção de bezerros cruzados de alta qualidade, a IPÊ contratou a assessoria da Nelore Produção e Gensys Consultores para fazer a seleção genética voltada para carne de qualidade. Este trabalho também tem como resultado a produção de touros Nelore P.O. e que começam a ser comercializados no mercado.
Venda de Touros Puro de Origem
Acesso Rápido
Nossa História
A história da IPÊ começa em 1961 com a compra da primeira área no município de Campo Mourão, quando a região ainda estava sendo desbravada e não tinha uma vocação agrícola definida.
SAIBA MAISGrãos
A IPÊ produz basicamente soja e milho no verão e trigo e aveia no inverno, tudo em sistema de plantio direto e com rigorosa rotação de cultura na própria estação.
SAIBA MAISSementes
Produzimos sementes de soja, trigo e aveia desde 1984, de marca SEMENTES MOURÃO, licenciando variedades de desenvolvedores de genética reconhecidos.
SAIBA MAISReflorestamento
Em meados dos anos 90 a IPÊ começou a investir em reflorestamentos, inclusive adquirindo áreas já implantadas.
SAIBA MAIS