Nossa História
A história da IPÊ começa em 1961 com a compra da primeira área no município de Campo Mourão, quando a região ainda estava sendo desbravada e não tinha uma vocação agrícola definida.
Em meados dos anos 70 este cenário muda positivamente com a entrada do cultivo de grãos na região e a introdução do plantio direto. O grande êxito da adaptação do cultivo de soja e os avanços tecnológicos propiciaram o crescimento do grupo em termos de produtividade e área.
A aplicação dos mais atualizados conhecimentos técnicos e de preservação permitiu à IPÊ avançar na produção de sementes de soja, trigo e aveia e investir em infraestrutura de armazenagem e beneficiamento de grãos.
Além do manejo de florestas de eucalipto em áreas de maior declividade, adotando sempre novas tecnologias e fazendo frente às mudanças climáticas, em 2006 o grupo também passou a trabalhar com a técnica de Integração Lavoura-Pecuária.
No período mais recente, além de investimentos importantes em ordenamento de processos, TI e comunicações, a produção diversificada em bases técnicas avançadas tem sido possível graças a uma maior profissionalização da equipe e o treinamento periódico da liderança e dos colaboradores.
Com uma equipe profissional e bem treinada, capaz de enfrentar os desafios da empresa inserida no setor agropecuário em constante transformação, esperamos que a IPÊ possa continuar escrevendo sua história no futuro.
Missão
Contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. Isso significa criar novas oportunidades de trabalho e renda através da produção de alimentos (grãos e proteína animal) e de florestas renováveis, baseado nos mais avançados conhecimentos técnicos e de preservação do meio ambiente.
Visão
Ser referência de produção agropecuária sustentável no Brasil.
Valores
Honestidade
Humildade
Cooperação
Sustentabilidade
Boas Práticas
Desde o seu início nos anos 60, os fundadores sempre procuraram desenvolver as atividades agrícolas com tecnologia de ponta, o que os tornou pioneiras na técnica do plantio direto e, mais recentemente, na adoção do sistema de Integração Lavoura-Pecuária.
Nos anos 90 foram feitas adequações em áreas de Preservação Permanente e investimentos na aquisição de reflorestamentos e de uma extensa área de Reserva Legal. Assim o Grupo não só está em conformidade com todas as exigências do Código Florestal vigente, como mantém 26,7% de sua área preservada.
Ao praticar atividades de campo bastante diversificadas, além de manter uma estrutura de armazenamento e beneficiamento de grãos e sementes, a IPÊ tem um impacto social na região importante, porque gera relativamente mais empregos e demanda diferentes qualificações. Com isso, aumentam também as oportunidades de trabalho para mulheres, por enquanto ainda concentradas em posições administrativas, para jovens, beneficiados por um programa permanente de Jovens Aprendizes e estágios. A empresa também oferece vagas para pessoas com deficiência (PCD).
Todos os colaboradores da empresa são registrados e têm seus direitos sociais respeitados, parte deles inclusive residindo nas propriedades do Grupo.
A IPÊ realiza treinamentos tanto para seus colaboradores como para turmas exclusivas com participantes da comunidade local, com o apoio do SENAR.
Desde relativamente cedo a IPÊ se constituiu juridicamente como empresa (1978). Embora seja uma empresa familiar, busca implementar boas práticas gerenciais para garantir a transparência tanto para os familiares sócios como para os fornecedores, clientes e financiadores. Todas estas práticas são também pilares da sustentabilidade perseguida pelo grupo.